domingo, 24 de julho de 2011

Sob o olhar do coringa tricolor, Hauer conquista mais uma vitória na Suburbana

O coringa Emilio trancando o portão que dá acesso ao gramado do Estádio Donato Gulin (Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo) 

Suburbana

Emilio de Faria Neto, 72 anos, faz de tudo no Tricolor: diretor, roupeiro, porteiro e até torcedor, como na vitória sobre o Nova Orleans sábado

23/07/2011|21:01| Maurício Kern, especial para a Gazeta do Povo

O aposentado Emilio de Faria Neto, de 72 anos, dita as regras fora das quatro linhas no Estádio Donato Gulim. O coringa Tricolor é diretor, porteiro, torcedor, olheiro e empresário do Vila Hauer. Um dos fundadores do clube, Emilio assistiu neste sábado (24) mais uma vitória do Tricolor na Suburbana, por 3 a 0, diante do Nova Orleans.

Emilio trabalha há 40 anos no clube. Em meados de 1975, fez história colocando as duas traves no Estádio Donato Gulin. Com ajuda do primeiro presidente, Mario Tais, levantou as traves nos braços, apoiando com dois cavaletes em cada lado para sustentá-las no lugar. Inauguraram o campo só com terra, sem grama e em volta do terreno ainda havia um cercado de ripa para separar os torcedores. O jogo inaugural foi contra o Nacional do Boqueirão pela antiga Segunda Divisão, com vitória do Hauer por 2 a 0, com dois gols de Nelson Pérola.

Com um olho no campo e outro no portão que dá acesso ao gramado, Emilio, se divide em várias funções. Ele tem mil e uma utilidades. Além de vigiar quem entra e sai do campo com o cadeado e a chave do portão à tiracolo, é o responsável pela liberação das carteirinhas dos atletas, tranca a porta do vestiário e leva as chuteira aos jogadores. Se não bastassem todas estas tarefas, é olheiro e ao mesmo tempo empresário do Hauer. Emilio tem a chave do cofre. “Eu seleciono e trago o atleta para cá e a diretoria acerta os valores finais”, emenda o coringa.

Do atual plantel há oito jogadores em campo que foram trazidos por ele há três anos. Nascido em Campo Grande no Mato Grosso, Emilio é casado e tem quatro filhos. Mora há duas quadras do estádio. Antes do jogo de sábado, o filho caçula de porte avantajado e 1,92 metro de altura apareceu para cumprimentá-lo.“Ele me protege muito, é difícil alguém encostar a mão em mim aqui no campo”, emendou sorridente.

Com a bola rolando, o primeiro tempo pode ser resumido no único lance que originou o primeiro gol da partida. Aos 15 minutos, Cleverson pegou a sobra de fora da área e emendou para a rede.

No intervalo, Emilio foi ao vestiário para apoiar a equipe e ouvir o discurso do treinador do time da casa.
Na segunda etapa, os ânimos se exaltaram em campo e o Nova Orleans teve o atleta Tupã expulso. Logo em seguida, o Hauer ampliou com o lateral Valdick, batendo rasteiro, aos 22 minutos.

O terceiro aconteceu aos 41 minutos. Nika cobrou pênalti, o goleiro visitante espalmou e Carlos Alberto pegou a sobra, concluindo em gol. Já nos acréscimos, mais dois jogadores foram expulsos por reclamação. Final, 3 a 0. “Estamos no caminho certo, vamos em busca dos nossos objetivos”, concluiu o treinador Altevir Sales.

Os outros resultados da terceira rodada foram Santa Quitéria 2 x 2 Caxias, Trieste 0 x 0 Bairro Alto, Capão Raso 0 x 0 Combate Barreirinha, Pilarzinho 0 x 3 Iguaçu, Vila Fanny 1 x 3 Urano. Iguaçu é o lider, com 9 pontos.

Classificação da Suburbana

1º - Iguaçu - 9, 2º - Urano - 7, 3º - Vila Hauer - 6, 4º - Trieste - 5, 5º - Capão Raso - 5, 6º - Santa Quitéria - 4, 7º - Combate Barreirinha - 4, 8º - Vila Fanny - 3, 9º - Bairro Alto - 2, 10º - Nova Orleans - 1, 11º - Pilarzinho - 1, 12º - Caxias - 1.

4 comentários:

  1. É muito importante ir um pouco além do jogo em si, ao se comentar sobre uma partida de futebol, e mostrar que o sucesso da mesma não depende somente dos elementos que estão no gramado, mas também do pessoal que se dedica de diferentes formas, por amor ao esporte, trabalhando ou simplesmente torcendo pelo seu time, tornando possível grandes espetáculos, mesmo sendo considerado futebol amador.
    Parabéns, Mauricio, por nos possibilitar conhecer alguns destes heróis anônimos, assim como algumas torcedoras, todos procurando a seu modo manter acesa a chama deste futebol mais autêntico.
    Sérgio Czajkowski

    ResponderExcluir
  2. Pergunta... O Luizinho famoso "Esqueleto", não é auxiliar técnico e não só preparador físico?? Pois em uma matéria sua logo abaixo fala dele somente como preparador físico.
    Muito interessante o seu blog e com certeza irei acompanhar.
    Grande abraço.
    Thiago Xavier.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Thiago Xavier, tudo bem?. Obrigado pelas palavras e por ser um seguidor do meu Blog. Você está correto, o Luizinho é preparador físico e um grande profissional.No momento ele está trabalhando no time do Iguaçu.
    Fico feliz por ter gostado das matérias. A intenção é esta, interagir e chamar sempre a atenção do leitor de uma forma diferente, pois a nossa Suburbana tem muitos atrativos.
    Amanhã a noite irei postar a partida que irei cobrir no próximo sábado. Fique ligado!

    Forte Abraço

    Maurício Kern

    ResponderExcluir
  4. Olá sr. Sérgio Czajkowski,tudo bem? Obrigado por se tornar um seguidor do blog. Realmente é esta a intenção. Quem acompanha o futebol amador quer ficar por dentro dos bastidores, ou seja, quer saber aquilo que rola fora do gramado! Tento escrever um texto leve, unindo a simplicidade com a alegria do nosso futebol.

    Forte Abraço!

    Maurício Kern

    ResponderExcluir